O CURSO 2

Licenciatura

Os objectivos educacionais e de formação científico-tecnológica do 1º ciclo de estudos em engenharia e gestão industrial são os seguintes:
 
• Assegurar uma formação sólida em ciências básicas e em ciências de engenharia e da especialidade, procurando transmitir um conhecimento científico e tecnológico atualizado.
• Desenvolver competências para aplicar os conhecimentos e a capacidade de compreensão adquiridos de forma a resolver problemas e a evidenciar uma abordagem profissional ao trabalho desenvolvido integrando conhecimentos científicos, tecnológicos e de gestão, e lidando com questões complexas, desenvolver soluções no âmbito da conceção de sistemas produtivos (produtos e serviços), e de estruturas organizacionais, sujeitos a condicionalismos tecnológicos, económicos, sociais e ambientais.
• Desenvolver competências para recolher, selecionar e interpretar a informação relevante para avaliar soluções e para fundamentar os juízos que emitem as soluções que preconizam e as decisões que tomam, incluindo na análise os aspetos sociais, científicos e éticos relevantes. 

Mestrado 

Os objectivos educacionais e de formação científico-tecnológica conducentes ao grau de mestre em engenharia e gestão industrial são os seguintes:

• Desenvolver competências para aplicar os conhecimentos e a capacidade de compreensão adquiridos de forma a resolver problemas e a evidenciar uma abordagem profissional ao trabalho desenvolvido integrando conhecimentos científicos, tecnológicos e de gestão, e lidando com questões complexas, desenvolver soluções no âmbito da concepção de sistemas produtivos (produtos e serviços), e estruturas organizacionais, sujeitos a condicionalismos tecnológicos, económicos, sociais e ambientais. Desenvolver competências para mudar os princípios, os métodos, técnicas de execução e formas de organização.
• Desenvolver competências para uma intervenção profissional numa gama alargada de organizações industriais, serviços e investigação.
• Desenvolver competências para incorporar as mais recentes inovações tecnológicas na intervenção profissional.
• Desenvolver competências de empreendedorismo que permitam criar empresas de base tecnológica.