EVENTOS LISBOA

TIMES Local Qualification

A competição TIMES (Tournament in Management and Engineering Skills) é uma competição internacional de casos de estudo desenvolvida pela ESTIEM. Esta competição compreende 2 fases eliminatórias e uma final: as Local Qualifications (internas a cada faculdade participante), as Semi-Finais (onde participam os vencedores das Local Qualifications), e a Final (onde serão eleitos os 4 “Industrial Engineering and Management Students of the year”).

A Local Qualification tem a duração de um dia. A resolução do caso de estudo é efetuada durante a manhã pelas equipas participantes. O caso de estudo é distribuído pelas equipas sem que haja conhecimento prévio do mesmo, e todo o material necessário à sua resolução será fornecido. Apenas são permitidos dicionários, instrumentos de escrita e calculadoras científicas – o acesso ao computador e à Internet não é permitido. Após o almoço, é realizado um sorteio que dita a ordem de apresentação das equipas. Cada grupo apresenta ao júri a sua proposta de resolução do caso de estudo. Têm um máximo de 15 minutos para o fazer, a que acrescem 10 minutos para uma discussão da resolução da parte e esclarecimento de dúvidas do júri. Tipicamente, o painel do júri conta com distintas personalidades. No final das apresentações, é eleita pelo júri a equipa vencedora que seguirá rumo a uma das semifinais europeia, com base em critérios estipulados a nível internacional.

Sessão ESTIEM

Apresentação da Estiem, Organização Europeia de Estudantes de Engenharia e Gestão Industrial, através de testemunhos. Decorrerá no horário de uma aula de SEGI.

Exchange "Varsóvia visita Lisboa"

O evento ao abrigo da ESTIEM, Exchange, consiste no intercâmbio entre membros da ESTIEM de 2 universidades diferentes. É acordado entre os dois núcleos as datas, o número de participantes, o valor a pagar por cada participante, etc, e um grupo desloca-se à outra faculdade tendo esta de preparar uma semana de atividades (proporcionando transporte, alimentação, acomodação e um horário totalmente preenchido com o valor acordado e vice-versa).

No caso, um grupo de 12 pessoas de Engenharia de Gestão Industrial do IST já conheceu, em fevereiro de 2017, a Politechnika Warszawska, pelo que é a nossa vez de receber um grupo de aproximadamente 12 pessoas desta universidade.